13 de fevereiro de 2011

O Século XX e a Geografia Atual

O mundo se modificou muito durante o séc. XX. O desenvolvimento de novas ideologias, as duas Guerras Mundiais, o surgimento dos países socialistas, o confronto entre países socialistas e capitalistas, a segunda e a terceira revolução tecnológica foram algumas dessas mudanças. Surgem também, novas correntes de pensamento que procuravam melhor definir a Ciência Geográfica. Vejamos:

a) Max Sorré(1880-1962), francês, desenvolveu a idéia de que a geografia deve estudar as diferentes maneiras com as quais o homem organiza o seu meio. Surge a Ecologia Humana. O desejo de fazer da Geografia, um estudo mais científico, mais aceito como disciplina, levou a adoção da Estatística e da Matemática como recursos de apoio surgindo a Geografia Quantitativa.

b) A segunda metade do séc.XX, foi marcado por revoluções, confrontos, movimentos de libertação, questionamento sobre o sistema mundial de dominação, a gritante desigualdade na distribuição da riqueza pelos países do mundo, grande número de países com grande atraso econômico, países com dominação colonialista ...Yves Lacoste em seu livro “A Geografia – Isso serve, Em Primeiro Lugar para Fazer a Guerra”, critica a Geografia tradicional, dizendo que ela sempre existiu a serviço da dominação d e do poder. Pierre George cria a Geografia Marxista ou Geografia Crítica, com propostas comprometidas com transformações sociais, com as relações entre as sociedades, com o trabalho, com a apropriação dos recursos da natureza, com a produção de espaços diferenciados. A geografia Física passa a ser olhada com os olhos da Geografia Humana. Com Pierre George, A Geografia passa a ter um caráter politizador e de denúncia.

c) Atualmente a Geografia passa por um processo de renovação. Milton Santos propõe a discussão do espaço social, que é histórico, dinâmico e fruto do trabalho e da produção da humanidade. A Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, sendo, portanto, um canal de reflexão para uma ação transformadora, objetivando a construção da cidadania.Sabemos que o espaço geográfico é construído pelo homem com o seu trabalho, porém, não são todos os homens que se beneficiam dos frutos desta construção. Interesses de classe, políticos e econômicos estão presentes, colocando-o a serviço de alguns. Ele propõe a inter-relação entre os elementos socioculturais da paisagem e os elementos físicos e biológicos presentes nela, entendendo a construção do espaço nas diferentes sociedades e as relações entre elas. As relações sociais são o produto histórico que envolve a sociedade, a cultura, a política e a economia.

Podemos concluir que o objeto de estudo da Geografia, durante séculos, anos, décadas foi se transformando de acordo com o conhecimento e as idéias de cada época.

14 comentários:

  1. A geografia antiga foi marcada por um período de descobrimento, por isso Max Sorré propoem um estudo não apenas específico do espaço, mas também das transformações ocasionadas pelo homem, e por isso que mais tarde, já na Geografia considerada atual Milton Santos diz que para entender a Geografia não basta apenas estudá-la, mas também o comportamento para com ela, como os seres humanos agem em relação a ela.
    Ele tem razão, é necessário que entandamos também o comportamento humano, poi as lutas por teritórios são constantes, talvez não tão intenças como a primeira e a segunda guerras mundiais, mas com disputas constantes por um pedaço de terra, não só por países, mas também pelos habitantes desse planeta que lutam de todas as formas por um pequeno espaço para morar.
    Esses fatos alteram a Geografia, um exemplo bem claro disso seria a derrubada de árvores nas encostas de morros para a construção de casas, e nesses locais a terra fica mais frágil, issim uma chuva um pouco mais forte causa logo um desmoronamento de terra, já modificando a Geografia daquele local, outro exemplo seriam os terremotos e tsunamis.



    Bárbara Raquel Wilhelm
    M1
    n° 04

    ResponderExcluir
  2. A minha opinião é que o conceito de Geografia dado po Max Sorré e Milton Santos não tem muita diferença, o que muda é a relação entre homem e espaço.
    A cada geração o homem destrói e briga por pequenos pedaçõs de terra, desde as Guerras mundiais, quando era brigas muito miaores, até os tempos de hoje, quando as pessoas não conseguem chegar a um acordo com seus vizinhos ou até desconhecidos, é preciso uma guerra judicial.
    Os comportamentos do Ser humano vem interferindo na mudança do espaço, desmoronamentos, terremotos, destruição e desmatamento .
    para entender Geografia é preciso entender os comportamentos humanos, e é isso que Max Sorré e Milton Santos colocam, pois o homem modifica a Geografia e a Geografia modifica o homem.

    Bárbara Raquel Wilhelm
    M1
    n°04

    ResponderExcluir
  3. A Geografia mudou muito desde o Século XX até os dias atuais. No Século XX estudava as meneiras como o homem organiza seu meio e estava muito ligada a ideia de dominação e poder (pela quantidade de conflitos por ex: as duas Guerras Mundias que ocorreram na época). Aos poucos foi adquiririndo um caráter politizador e de denuncia. Hoje em dia a Geografia está mais voltada para o espaço e as relaçôes que nele ocorrem, e seu objeitivo passsou a ser a construção da cidadania.

    Camila

    ResponderExcluir
  4. A geografia de hoje mudou muito pois, o mundo de hoje mdodificou bastante deste tempo para cá.Como por exemplo o desenvolvimento de novas ideologias, as duas Guerras Mundiais, o surgimento dos países socialistas, o confronto entre países socialistas e capitalistas, a segunda e a terceira revolução tecnológica. E hoje a geografia que ter um estuddo mais científico das coisas, como dizia Max Sorré.

    Pierre George criou a Geografia Marxista, com propostas relacionadas a transformações sociais, relações entre as sociedades, trabalho, apropriação dos recursos da natureza, produção de espaços diferenciados.

    Milton Santos fala que a Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, sendo, um canal de reflexão para uma ação transformadora, objetivando a construção da cidadania.

    E assim concluo que a geografia é uma "coisa" que vai mudando ou evloluindo de tempos em tempos. E que nuca é a mesma coisa.

    Débora - M1

    ResponderExcluir
  5. A geografia de hoje mudou muito pois, o mundo de hoje mdodificou bastante deste tempo para cá.Como por exemplo o desenvolvimento de novas ideologias, as duas Guerras Mundiais, o surgimento dos países socialistas, o confronto entre países socialistas e capitalistas, a segunda e a terceira revolução tecnológica. E hoje a geografia que ter um estuddo mais científico das coisas, como dizia Max Sorré.

    Pierre George criou a Geografia Marxista, com propostas relacionadas a transformações sociais, relações entre as sociedades, trabalho, apropriação dos recursos da natureza, produção de espaços diferenciados.

    Milton Santos fala que a Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, sendo, um canal de reflexão para uma ação transformadora, objetivando a construção da cidadania.

    E assim concluo que a geografia é uma "coisa" que vai mudando ou evloluindo de tempos em tempos. E que nuca é a mesma coisa.

    Débora - M1

    ResponderExcluir
  6. Milton Santos propõe a discussão do espaço social, que é histórico, dinâmico e fruto do trabalho e da produção da humanidade. A Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, sendo,um canal de reflexão para uma ação transformadora, objetivando a construção da cidadania. Atualmente a Geografia passa por um processo de renovação.
    Mateus Thoams

    ResponderExcluir
  7. As teorias de Milton Santos são grandes responsáveis pela renovação crítica da geografia brasileira e mundial. Sua morte privou a nova geração das palestras nas quais ele expunha suas idéias e visões de mundo.
    Entre a geografia do século 20 e a moderna foram criadas varias teorias.A geografia do século 20 o objeto de estudo da Geografia, durante séculos, anos, décadas foi se transformando de acordo com o conhecimento e as idéias de cada época.A da Geografia Moderna A partir do séc. XVI, com a formação de novas colônias e com o impulso do comércio colonial, os países europeus substituíram as expedições exploradoras por expedições científicas. Cientistas, naturalistas, botânicos e geógrafos passaram a fazer parte das viagens pra fazer o inventário dos recursos existentes, estudar novas espécies para que elas fossem plantadas e comercializadas.
    Satélites O desejo de fazer da geografia um estudo mais científico, mais aceito como disciplina, levaram à adoção da estatística como recurso de apoio. No final da década, duas novas técnicas de suma importância para a geografia começavam a ser desenvolvidas: o computador eletrônico e o satélite, dando nova ênfase à disciplina.
    Milton foi um grande crítico da globalização atual, à qual se referia como globalitarismo
    Venati Stuczinski M1

    ResponderExcluir
  8. Durante séculos, anos, décadas a geografia foi se transformando de acordo com o conhecimento e as idéias de cada época. O século XX foi marcado pela urbanização da sociedade e, ao longo destes anos inúmeras foram as transformações que ocorreram na produção, na distribuição, na troca, no consumo e nas relações sociais. E atualmente a geografia passa por uma nova fase de transformação. A geografia estuda o espaço e os fenômenos que ocorrem nele.

    Thaisa Podgorski
    Letícia Cichocki Iuhniseki

    ResponderExcluir
  9. A geografia passou por vários processos de estudos e adaptações até chegar a ser considerada como ciência, passando também por processos de adaptações e estudos no período de desenvolvimento como ciência. Vários foram os pensadores que contribuíram para com esse processo, com o desenvolvimento de estudos e teorias, defendendo um ponto de vista ou reformulando outros, possibilitando a geografia desenvolver ramificações de estudos específicos, trazendo o estudo de processos específicos dentro da geografia e contribuindo para seu desenvolvimento como ciência. A geografia possibilita estudarmos o mundo em que vivemos e como nos relacionamos dentro desse processo, em sociedade, com o meio ambiente e com o planeta em si.

    ResponderExcluir
  10. Para Max Sorré, a geografia deve estudar as diferentes maneiras com as quais o homem organiza o seu meio, com isso surgiu a Ecologia Humana e depois a Geografia Quantitativa. Já Yves Lacoste critica a Geografia tradicional, dizendo que ela sempre existiu a serviço da dominação e do poder. Pierre George cria a Geografia Marxista ou Geografia Crítica, pensando nas transformações sociais, com as relações entre as sociedades, o trabalho, a apropriação dos recursos da natureza, etc.. A ideia de Milton Santos é que a Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, objetivando a construção da cidadania. Ele propõe a inter-relação entre os elementos socioculturais da paisagem e os elementos físicos e biológicos presentes nela, entendendo a construção do espaço nas diferentes sociedades e as relações entre elas. Ao passar dos anos, o objeto de estudo da geografia pode mudar, como já mudou, mas este sempre é em relação ao homem com o meio ambiente e a sociedade.
    Bruna D. Krindges nº:5

    ResponderExcluir
  11. Para Max Sorré, a geografia deve estudar as diferentes maneiras com as quais o homem organiza o seu meio, com isso surgiu a Ecologia Humana e depois a Geografia Quantitativa. Já Yves Lacoste critica a Geografia tradicional, dizendo que ela sempre existiu a serviço da dominação e do poder. Pierre George cria a Geografia Marxista ou Geografia Crítica, pensando nas transformações sociais, com as relações entre as sociedades, o trabalho, a apropriação dos recursos da natureza, etc.. A ideia de Milton Santos é que a Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, objetivando a construção da cidadania. Ele propõe a inter-relação entre os elementos socioculturais da paisagem e os elementos físicos e biológicos presentes nela, entendendo a construção do espaço nas diferentes sociedades e as relações entre elas. Ao passar dos anos, o objeto de estudo da geografia pode mudar, como já mudou, mas este sempre é em relação ao homem com o meio ambiente e a sociedade.
    Bruna D. Krindges nº:5

    ResponderExcluir
  12. Max Sorré(1880-1962), desenvolveu a idéia de que a geografia deve estudar as diferentes maneiras com as quais o homem organiza o seu meio.
    Atualmente, Milton Santos propõe a discussão do espaço social, que é histórico, dinâmico e fruto do trabalho e da produção da humanidade.Ele propõe a inter-relação entre os elementos socioculturais da paisagem e os elementos físicos e biológicos presentes nela, entendendo a construção do espaço nas diferentes sociedades e as relações entre elas. As relações sociais são o produto histórico que envolve a sociedade, a cultura, a política e a economia.

    O conhecimento da Geografia foi mudando de acordo com o pensamento de cada época

    ResponderExcluir
  13. Segundo a teoria de Milton Santos a geografia vem evoluindo, ou seja, transformando-se de tempos em tempos, uma constante renovação, de acordo com as idéias de cada intérprete. Segundo essa ciência (geografia), agora assim denominada, estuda-se os relacionamentos humanos e suas transformações em sociedade, relações sociais, cultura, política e economia.

    Lucas Schein Pies M-1

    ResponderExcluir
  14. Max Sorré desenvolveu a idéia de que a geografia deve estudar as diferentes maneiras com as quais o homem organiza o seu meio.
    A segunda metade do séc.XX, foi marcado por revoluções, confrontos, movimentos de libertação, questionamento sobre o sistema mundial de dominação, a gritante desigualdade na distribuição da riqueza pelos países do mundo, grande número de países com grande atraso econômico, países com dominação colonialista ...
    Atualmente a Geografia passa por um processo de renovação.
    A Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, sendo, portanto, um canal de reflexão para uma ação transformadora, objetivando a construção da cidadania.

    Alesson M1

    ResponderExcluir