13 de fevereiro de 2011

Geografia e Produção do Espaço

Geografia é a ciência do cotidiano que visa despertar no aluno competência que permitam a análise da realidade entendendo as causas, os efeitos, a intensidade, a heterogeneidade e o contexto espacial dos fenômenos que configuram cada sociedade.

Geografia e Produção do Espaço

O pensamento geográfico se desenvolveu junto com a necessidade de compreensão do mundo, ou seja, ao mesmo tempo em que a sociedade humana evoluía. Por sua vez, a compreensão de mundo se completou com o desenvolvimento da tecnologia. Este permitiu a expansão da humanidade pelos diversos continentes ampliando o conhecimento e possibilitando um maior domínio dos espaços.

O conhecimento geográfico e o desenvolvimento da Ciência geográfica estão ligados à história da humanidade, à história de suas ideologias, da apropriação e da organização territorial de suas conquistas e de suas lutas pelo poder. O espaço em diferentes contextos sociais e históricos é o objeto de estudo da geografia.

A geografia é a ciência do cotidiano, por isso, quão importante é a atitude consciente, participativa, cooperativa e crítica do cidadão, para a manutenção da saúde do espaço geográfico ocupado pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário