13 de fevereiro de 2011

A Evolução Da Geografia

O hábito do nomadismo levava a população pré-histórica a percorrer grandes distâncias, passando por lugares onde as estações do ano,a vegetação, o relevo e os rios eram diferentes o que permitiu um maior conhecimento da superfície do planeta.

Outros povos antigos como finícios, gregos, assírios e egípcios eram navegadores e comerciantes e, em busca de mais territórios, de mercados passaram a conhecer mais os fenômenos naturais e a dominar caminhos terrestres e marítimos. Então os egípcios criaram a Geodésia pela medição de terras.

Eratóstones (276 a.C -194 a.C.), calculou em 39.350 km a circunferência da Terra e a medida correta é de 40.110 Km, no Equador.Chegou a conclusão de que a terra é redonda. Em 240 a.C. escreveu a obra “Tratado Geral de Geografia”.

Os gregos aprenderam muito com os egípcios e dominaram parte do mundo conhecido que na época se restringia ao Mediterrâneo. Deixaram vários escritos sobre suas experiências e vivências geográficas Vejamos alguns exemplos de contribuições deixadas pelos gregos:

a) Estrabão (63 a.C. – 25 d.C.) especulou sobre o formato da Terra; descreveu experiências de viagens e escreveu uma obra de 17 volumes “Geographicae” que serviu para uso militar.

b) Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) concebeu a Terra com uma esfera.

c) Hiparco (190 a.C. – 125 a.C.) criou o sistema de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).

d) Cláudio Ptolomeu (100 d.C. – 178 d.C.) em sua obra “Almagesti” propôs que a Teoria Geocêntrica, em que a Terra seria o centro do Universo e o sol, estrelas, planetas e satélites naturais girariam ao seu redor. Seus estudos influenciaram o mundo por mais de 1500 anos (do séc. II até o séc. XIV).

e) Inventaram o Dioptra conhecido como Astrolábio que servia para medir a altura angular de uma estrela; discutiram a forma da terra e o aperfeiçoamento da Geodésia, classificação dos tipos de climas, descrição de lugares e países, estações do ano e regime dos rios.

Os romanos aproveitaram os conhecimentos geográficos dos gregos com o objetivo prático de demarcação das terras do Império Romano.

Com a decadência do Império Romano no séc.III, os árabes herdaram a geografia grega que foi traduzida para o árabe e os estudos de geografia foram aprofundados.

Durante a Idade Média, as respostas para os questionamentos a respeito do mundo passaram a ser fornecidas pela religião. A geografia perdeu força e quase desapareceu no mundo ocidental nesse período.

Impulsionada por objetivos militares, de expansão e de organização do Império Muçulmano, a geografia se desenvolveu no mundo árabe juntamente com outras áreas como astronomia, matemática e geometria. O árabe Al-Idrisi (1100 – 1166), elaborou um sistema de classificação climática; Ibn Batuta (1304-1368), através de suas viagens descobriu que as regiões quentes do mundo, ao contrário do que se pensava, eram habitáveis. Os povos islâmicos desempenharam um papel importante na expansão geográfica pelos continentes, desde o séc. VII, dominando parte da Ásia, África e da Europa.

Os europeus conheciam o oriente através dos relatos das viagens do venesiano Marco Pólo (1254-1324), ele havia cruzado a Ásia e vivido por 20 anos na China.

Nicolau Copérnico (1473 – 1543), astrônomo polonês que desenvolveu a Teoria Heliocêntrica, considerada o ponto de partida da astronomia moderna publicada na obra “De Revolutionibus orbium coelestium”(Das Revoluções das Esferas Celestes). Na obra “A geografia” se constituiu no primeiro atlas pois mapeou o mundo conhecido na época fornecendo as coordenadas geográficas de lugares importantes. Esta obra serviu de orientação geográfica durante séculos.

Johanes Kepller (1571-1630), determinou a órbita da Terra, e depois, de Marte, comprovando que elas não elas não eram circulares conforme acreditava Copérnico e, sim, eclípticas.

Glileu Galilei (1564-1642), fez o seu próprio telescópio e através dele descobriu o relevo lunar (crateras e elevações), as irregularidades da superfície e de manchas solares, e descobriu que a Via Láctea é composta por uma infinidade de constelações de estrelas. Galileu foi julgado pela inquisição e condenado à prisão perpétua por ter defendido as idéias do herege Nicolau Copérnico que dizia que a Terra era apenas mais um planeta que girava em torno do Sol (teoria heliocêntrica), e, também, por contradizer Aristóteles que afirmava que a Terra se mantinha fixa no espaço não apresentando nenhum tipo de movimento.

Isaac Newton (séc. XVII), deu sua colaboração para a astronomia ao anunciar a Lei da Gravitação Universal, que tem por objetivo explicar o movimento dos corpos celestes. Foi também o inventor do telescópio refletor ou newtoniano.

No final da Idade Média, o comércio antes restrito ao interior dos feudos, começou a ser reativado e se expandiu. As cidades também cresciam. As Cruzadas, expedições religiosas que tinham entre outros objetivos a expulsão dos muçulmanos da Palestina, contribuíram para a expansão européia em direção ao Oriente e para um maior conhecimento do continente asiático. Mas, foi só na época das grandes explorações e conquistas do séc. XV e XVI que o aperfeiçoamento de embarcações e de instrumentos de navegação como a bússola e o astrolábio e a confecção de mapas mais precisos permitiram que os navegantes se aventurassem a empreender viagens por mares nunca antes navegados. Diversos viajantes alargaram o horizonte conhecido. A descrição geográfica, o mapeamento e a cartografia, tiveram um grande avanço. Era a época das grandes navegações. Os relatos dos viajantes que voltavam das novas terras descrevendo o clima, a vegetação e os povos, denominados de trabalhos geográficos, eram estudos variados e tinham um caráter apenas descritivo. Por isso, até o final do séc. XVIII não se pode falar em geografia como ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário