22 de fevereiro de 2011

ANÁLISE:MEIO AMBIENTE

22/02/11 ANÁLISE : MEIO AMBIENTE

RETROSPECTIVA - “Chuvas e deslizamentos mudam a geografia da região serrana do Rio de janeiro em janeiro de 2011”

Fazendo uma análise breve e simples poderíamos culpar governos por serem omissos na fiscalização das formas de ocupação e apropriação irregular e predatória da natureza pelo homem que, também, em nome de um desenvolvimento não sustentável polui o ambiente gerando um desequilíbrio do clima global.
O clima em desequilíbrio tem conseqüências e se manifesta de diferentes formas em diferentes espaços geográficos como, estiagens prolongadas como a que ocorreu no Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul ou excesso de chuvas no Sudeste do Brasil e na Austrália. Entretanto, o fato natural mais trágico, noticiado e que provocou a maior destruição de todos os tempos ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro com chuvas acompanhadas de deslizamento de lama, com assoreamento de rios e soterramentos num saldo de mais de 800 mortos.
A geomorfologia e forma de ocupação da região contribuiu para a tragédia deixando a imagem de dor,de indignação e de reflexão.Dor, pela solidariedade e pelo sentir-se no lugar das pessoas atingidas. A indignação, no momento, não passou desapercebida. Milhões de brasileiros são obrigados a pagar altos valores para a Receita Federal e no momento da tragédia contata-se que a Defesa Civil deixa a desejar, é impotente e despreparada além da anuência das autoridades competentes para com o crescimento urbano anômalo.
O fato trágico remete à reflexão sobre o modelo capitalista onde predomina a “lei da oferta e da procura”,no qual, o poder hegemônico se apropria dos meios de comunicação de ponta para, através da mídia, promover uma sociedade consumista e um crescimento econômico a qualquer preço.
Pergunto:
1) Como o homem, ao longo da história, vem se apropriando da natureza?
2) Como está ocorrendo o crescimento urbano? Existe ou não Plano Piloto? Para que serve então?
3) Será que há tanta necessidade de urbanizar morros, encostas e várzeas inundáveis?
4) Tormentas, chuvas duradouras seriam a conseqüência de uma atmosfera superaquecida pela emissão de gases de efeito estufa?
5) Que Planeta estamos preparando para as futuras gerações? Um Planeta exaurido? Dá para imaginar?
6) Estamos comprometidos com a causa sócio-ambiental? De que forma?
A tragédia mudou a geografia da região. Qual é tua opinião?


GLOSSÁRIO
1) Defesa Civil
No Brasil, é o conjunto de ações preventivas, assistenciais, reconstrutivas, de socorro com o objetivo de evitar ou prevenir ou minimizar os desastres, preservando o moral da população e restabelecer a normalidade social.
2) Estado de Direito
Significa que nenhum presidente ou cidadão comum, está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão, eles próprios, sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.O Estado de Direito expressa a vontade do povo.

18 comentários:

  1. O homem ao longo da história vem se apropriando mal do meio ambiente, jogando lixo no chão, derrubando florestas, poluindo mares, rios e etc. E se a humanidade continuar poluindo o meio ambiente, as nossas futuras geracões terão um planeta precário e o que será deles?
    O crescimento urbano nos últimos anos está muito acelerado, porque as pessoas que tem menor renda, não tem dinheiro para morar mais perto do centro da cidade porque é muito caro, e como a população nas cidades vem crescendo as pessoas que tem menos renda acabam indo morar em morros porque não tem outro lugar para ir morar e porque no morro não prescisa pagar.
    Tormentas, chuvas diárias são causadas pelo efeito estufa e os lugares mais afetados por causa disso são os morros onde ocorrem deslizamentos de terra e isso causa muitas mortes e também os deslizamentos de terra mudam a geografia da região.
    Todos esses problemas são causados pela humanidade que polui o meio ambiente e não tem consciencia disso. Mateus Thomas M1.

    ResponderExcluir
  2. Nome: IVANA HECK
    Nº: 12
    Turma: M1


    O Meio Ambiente.

    O homem cada vez mais utiliza-se dos meios naturais, modificando-os e prejudicando-os.Desmatam e poluem cada vez mais.
    O crescimento urbano cresce a medida que tudo evoluí.A população aumenta e a região urbana também, mas para constrir casas o homem é obrigado a desmatar aumentando o efeito estufa.
    É totalmente desnecessário a urbanização de morros, encostas e várzeas inundáveis, pois há muitos lugares adequados a urbanização que estão desabitados.A habitação nesses lugares é feita por pessoas que, na maioria das vezes, não tem condições de comprar outro terreno ou casa.
    O maior causador das tormentas e chuvas duradouras é o efeito estufa, já mencionado a cima, pois o excesso de calor infui, e muito, na evaporação rápida e excessiva de água, formando nuvens super caregadas e chuvas devastadoras.
    Estamos preparando para futuras gerações um Planeta muito quente, com grandes tragédias naturais e falta de alimento e água potável.
    A tragédia na região serrana concerteza consientizou os moradores, mas essa imagem horrével para alguns com o passar do tempo será esquecida.

    ResponderExcluir
  3. Camila e Débora - M19 de março de 2011 às 15:59

    1- De forma predatória, acha que é dono da natureza e que tudo sempre vai estar a sua disposição.

    2- Nas cidades em que à plano diretor e os governantes fiscalizam, o crescimento da cidade é mais organizado, mas embora nas cidades tenha plano-diretor algumas pessoas, principalmente os mais pobres se apropriam de lugares na cidade onde por muitas vezes não é permitido construir por ter problemas na segurança e acabam acontecendo tragédias.

    3- Achamos que não á necessidade de construir nesses lugares, pois é muito perigoso e á outros lugares mais adequados que pode-se construir sem perigo.

    4- Sim, pois quanto mais o planeta é prejudicado por nós, mais somos prejudicados por ele.

    5- Sim, se o homem continuar desmatando florestas e poluindo o ar que respiramos nossos
    descendentes terão um mundo pior.

    6- Sim, cada um deve fazer a sua parte para que o planeta melhore. Mudou sim, com todos os desmoronamentos que tiveram os morros perderam muita terra e ficaram “deformados”.

    ResponderExcluir
  4. Amadeu, Luan e Rafael11 de março de 2011 às 17:32

    No Brasil, pagamos altos impostos, e como consequência as pessoas não possuem dinheiro suficiente para comprar uma moradia segura para sua familia, por isso, acabam habitando morros e lugares inadequados, como o caso do Rio de Janeiro, fazendo com que ocorram deslizamentos e causando muitas mortes que poderiam ser evitadas.

    ResponderExcluir
  5. Thaisa Podgorski (número: 23)
    Letícia Cichocki Iuhniseki (número: 16)

    1. O homem se apropria da natureza de uma forma não muito boa para o meio ambiente e também para a população. Com os cuidados que o homem não vem tendo ao longo dos anos ele acaba poluindo seu próprio espaço e com isso gerando problemas com: enchentes, deslizamentos de terra, assoreamentos de rios, chuvas com excesso, ou estiagens, deixando assim, muitas pessoas sem teto.
    2. O crescimento urbano esta cada vez mais descontrolado. Muitos são os exemplos do crescimento desordenado como: o aparecimento de favelas, redes precárias de saneamento básico, excesso de oferta de mão-de-obra não qualificada, aumento da marginalidade; tudo isso em um espaço urbano sendo ocupado de forma tão rápida.
    3.O aumento da população e a falta de espaço nas grandes cidades faz com que a população mais pobre que não possui muitas rendas procurem esses lugares, que não são adequados para moradia.
    4.O efeito estufa pode causar diversas consequências desastrosas para o meio ambiente.
    5.O planeta que estamos preparando para as futuras gerações é um planeta onde nem todas as riquezas irenováveis estarão a disponibilização do seres humanos, a água e o petróleo são uns dos grandes exemplo que podem acabar para o futuro.
    6.Estamos comprometidos com a causa sócio-ambiental de todas as formas, pois fazemos parte de uma sociedade onde nós somos os grandes causadores da poluição e dos grandes problemas que a a natureza nos causa. E com isso esperamos que todos nós seres humanos se conscientizem em cuidar do que é nosso.
    Acreditamos que essa trágedia do Rio de Janeiro mudou sim o espaço, pois ocorreram mudanças do lugar.

    ResponderExcluir
  6. O homem ao longo da história vem se aproveitando da natureza de forma agressiva,desmatando e queimando para poder ampliar seus territórios de terras,matando animais para poder fazer dinheiro com sua pele,seus chifres,seus dentes,etc.
    Não há necessidade de urbanizar morros,encostas e várzeas inundáveis,mas as pessoas que optam por esses lugares para morar,muitas vezes é por falta de dinheiro ou por falta de opção.Mas a culpa não é apenas dessas pessoas,o governo também tem que se conscientizar de que é preciso fazer uma vistoria em lugares que há o perigo de desmoronamento.
    Estamos preparando um planeta muito pobre em relação a qualidade de vida.Para se ter uma boa qualidade de vida precisamos ter uma grande quantidade de árvores,ter água em abundancia para melhor funcionamento de nosso organismo e para termos uma boa hidratação,e do jeito que estamos tratando o planeta as árvores estão sendo derrubadas,a água esta sendo usada como se nunca ira ter um fim.È preciso mais cuidado com o planeta,ele é nosso bem mais precioso,pois,sem ele a vida não é impossível.
    Algumas pessoas estão bastante comprometidas com a causa sócio-ambiental,já outros,não.Como já falei a cima,as pessoas estão desmatando,matando animais,e tudo para que possam obter mais lucros,mas não pensam que obtendo lucros dessa forma estão prejudicando o maio ambiente e a sociedade onde vivem.
    Acredito que a tragédia tenho mudado sim a geografia da região,pois como eles mesmo mostraram nos noticiários essa tragédia ocasionou em muitas mudanças.

    Andressa Welter

    ResponderExcluir
  7. 1- Muito se fala a respeito da preservação do meio ambiente. Mas o homem definitivamente não está cuidando do seu espaço terrestre como deveria, ao longo dos tempos cada vez mais ele está usando a natureza como fonte de renda e de trabalho.

    2-Esta crescendo rapídamente , mas em prol disso estão destruindo cada vez mais o meio ambiente.

    3-Na verdade não há necessidade mas como muitas pessoas não tem condição acabam por usando areas improprias.

    4-Sim pois isso é causado pelo efeito estufa , o ser humano esta destruindo ea natureza está se vingando.

    5- O Ser humano não está se dando conta, que está prejudicando nosso Planeta. As conseqüências estão aparecendo cada vez mais.

    6-Sim , tentando conscientizar as pessoas a não destruir o meio ambiente . Em alguns casos sim .

    ResponderExcluir
  8. 1. Apesar de tantas tentativas de salvar o planeta Terra de inúmeros problemas ambientais, quase todas as cidades sofrem com a poluição do ar, enchentes, deslizamentos de terra, desmatamento, entre outros. Mas é o homem o culpado por tudo isso, por fazer o apropriamento irregular predatório da natureza.

    2. Atualmente o crescimento urbano está ocorrendo de uma forma desordenada. Claro que existe o plano piloto, que está associado ao urbanismo moderno e se refere a planos urbanísticos.

    3. Com o grande número de pessoas, e que cada vez aumenta, não tem como o preço dos imóveis, das construções e terrenos seguros serem muito baixos, os mais baratos são em lugares indesejáveis e perigosos, como morros várzeas e encostas inundáveis.

    4. As tormentas e chuvas duradouras são também efeito da destruição da camada de ozônio, que por sinal começou e continua graças a má ação do homem que mata e destrói.

    5. As futuras gerações terão um planeta com muitos desastres naturais, terremotos, inundações, desastres que arrastam consigo dor, morte e perdas. Com tantos desastres ocorrendo nos resta apenas refletir: “Será mesmo o final do mundo em 2012?”.

    6. Estamos comprometidos com a causa sócio-cultural quando adotamos um comportamento ético, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Tendo a responsabilidade para com a sociedade e o meio-ambiente.

    7. Para que tragédias como estas não se repitam, o país deveria conscientizar a população a construir suas casas em lugares mais seguros, deixando de morar em lugares perigosos, como os morros.



    Alunas: Josiane e Bárbara
    M1

    ResponderExcluir
  9. 1. O homem vem se apropriando da natureza, destruindo as matas virgens para construir casa, utilizando os recursos não-renováveis como quer, desviando o curso natural dos rios, entre outras inúmeas formas de apropriamento.
    2. A área urbana vem crescendo muito rapidamente, comparada com a melhora nas áreas da educação e da saúde, por exemplo. Deve existir um plano piloto, mas com certeza não é seguido em muitas cidades. Ele serve só para o governo dizer que segue a lei.
    3. Não há tanta necessidade de urbanizar os morros, afinal, há tantas áreas que não são de risco. O problema é que o único lugar que resta às pessoa menos afortunadas são os morros e várzeas, lugares em que eles tem um enorme risco de perder seus pertences em trajédias, e até sua vida.
    4. Não há como negar que as chuvas duradouras vêm arrasando muitas cidades pelo mundo e com certeza são consequencia do efeito-estufa. Qualquer ação da natureza fora do padrão é consequencia do efeito-estufa.
    5. Se continuarmos tratando o planetado mesmo jeito que estamos fazendo agora, as futuras gerações não terão um lugar adequado para viver.Faltará águae , em razão disso, as guerras serão muito mais frequentes do que podemos imaginar, as doenças tomarão conta dos organismos, o meio-ambiente não existirá mais, entre outras terríveis consequencias.
    6. Muitas pessoas dizem que estão comprometidas com a causa socio-ambiental, mas na verdade, não estão nem aí para o meio-ambiente. Todos deveriam estar comprometidos com o meio-ambiente, pois sem ele não viveríamos. O que vamos deixar para as próximas gerações?
    na minha opinião, as prefeituras deveriam insentivar mais a conscientização das pessoas de que as encostas e os morros naum são seguros para fixarem suas moradias, pois em épocas de chuvas duradouras, essas encostas e morros irão descer e destruir bens materias, mas principalmente muitas vidas, que naum voltam mais. As casas, o governo pode até reconstruir em àreas seguras, mas e a dor das pessoas que perderam seus entes queridos, como fica??
    Portanto, antes que hajam mais trajédias como essas, deveriam ser tomadas atitud4es de curto prazo, antes q aconteçam coisas muito piores.

    Bruna Ledur

    ResponderExcluir
  10. Com todas estas tragédias, ocorrem por causa que pessoas de pouca renda, não tem condições de comprar terrenos no centro e vão para os morros construindo casas sem licença do governo, projetos de engenheiros e de baixa qualidade; dai da as enxurradas de chuvas e com isto vai levando todas as casas para baixo.À erros de ambas as partes, primeiro do dono da construção e em segundo do governo que é negligente por não fiscalizar as construções sem licença.
    O Governo juntamente com a população deveriam fazer grandes condomínios ou criação de novas vilas e bairros para abrigar toda a população dos morros.

    ResponderExcluir
  11. Minha opinião sobre isso é que o homem que crescer economicamente muito rapido mas sem sustentabilidade e isso faz com que ocorram manifestações da natureza.

    ResponderExcluir
  12. Como podemos perceber, o homem anda desmatando muito a natureza e com isso acaba prejudicando o meio ambiente e o clima, fazendo que aconteça tantos problemas como esse no Rio de Janeiro. O homem não se importa com a natureza, mas sim com o crescimento pessoal prejudicando toda uma sociedade, pessoas que pagam altos impostos para os governantes. Queremos salientar ainda, diante de tantos fatos e tragédias que estão acontecendo, não só no nosso país como no mundo inteiro. O homem continua destruindo a natureza pensando somente no seu bem comum. Os meios de comunicação, ao invés de fazer um trabalho de concientização de uma sociedade, se preocupam em destruir famílias, porque o capitalismo acaba fazendo com que as pessoas buscam o bem comum.

    ResponderExcluir
  13. Os homens estão se aproveitando muito da natureza, modificando ela de acordo com o que ele deseja, não se importando com o resultado disso, que são esses eventos naturais, muitas vezes, catástrofes, quando as vezes poderiam ser evitadas. Para que construir casas em um morro?? Se um dia ele poderá cair? As vezes o homem é tolo. Achando que o mundo gira em torno dele, e é ele que precisa do mundo, não o mundo de nós. Quantas vezes maltratamos a natureza sem saber no resultado final disso. É bom refletirmos sobre tudo isso que estamos criando para nós.

    Bruno Birk M1

    ResponderExcluir
  14. 1)O homem vem devastando o meio em que vive sem se preocupar em si e em suas gerações futuras.
    2)O crescimento urbano está bagunçado, de forma que pessoas tendem ir morar em morros, lugares perigosos e acabam por sofrer consequecias graves, como a perda de familiares, e a perda de seus bens.
    3)Isso poderia ser diferente se o governo fizesse mais projetos para a construção de moradias em locais adequados para tais pessoas, por que geralmente quem habita esses lugares não tem condições para costruir em lugares mais bem localizados.
    4)O efeito estufa causa vários problemas para o meio ambiente e para o ser que habita a mesma.
    5)Um planeta escaço, sem água potável, e com muitos problemas de saúde para a população futura.
    6)Sim. Pois na sociedade em que vivemos nós somos os causadores do problemas ambientais e das devastações que ocorrem. A geografia mudou pois os deslizamentos fizeram a paisagem mudar de forma drastica.

    Lucas Eduardo Schein Pies.

    ResponderExcluir
  15. A ação do homem na natureza vem causando muitos desastres, a começar com as catástrofes relacionadas ao sistema ecológico que vem decorrendo ao período desses anos. O impacto ambiental é na verdade um desequilíbrio provocado pela ação do homem com o meio ambiente.
    As áreas urbanas de Brasília vão mudar consideravelmente nos próximos anos. A tendência, de acordo com o professor de geografia da Universidade de Brasília Aldo Paviani é que, com o crescimento acelerado da população e a especulação imobiliária, as cidades acabem formando uma só região metropolitana, assim como ocorre em São Paulo e Belo Horizonte.
    Sobre a castátofre, para todo problema tem uma solução. Todavia a cultura do Brasil é deixar o problema acontecer primeiro antes de tentar resolve-lo! O que falta é planejamento, organização e comprometimento dos políticos com o povo em trabalhar em favor do povo não Devemos ter a cooperação de cada um para termos um futuro para os nossos filhos e netos tenham um pais com um objetivo alcançado
    Venati m1

    ResponderExcluir
  16. 1-Vem destruindo a natureza de forma predatoria e usa o progresso como desculpa para o desmatamento.
    2-O crescimento urbano está ficando muito descoltrolado, as pessoas que moram nas ares rurais muitas vezes vendem suas terras para " tentar a sorte na cidade".Nas cidades uem tem um plano piloto tem mais organização nas muitas vezes as pessoas constroem em lugares indevidos.
    3-Não tem necessidade, porque tem muitos outros locais de menor risco para morar.
    4-O efeito estufa causa coisas desastrosas para o meio embiente e nos cousamos o efeito estufa.
    5-Pelo visto coisa boa não é, estamos deixando um planeta precario, e é melhor nem pensar, isso não ajuda em nada, é melhor agir.
    6Claro que estamos, de alguma forma ou outra,se cada um ajudar um puco podemos reverter essa cituação.Sim com todos os desmorronamentos os morros ficaram "deformados".

    Rarisson

    ResponderExcluir
  17. Minha opinião é que com o passar do tempo, o homem vai se utilizando cada vez mais da natureza, e assim também destruindo ela. Por isso todas as cidades deveriam ter um plano diretor que fosse fiscalizado, assim as pessoas não construiriam casas em lugares inapropriados, e se ocorresse algum deslizamento de terra, elas não seriam atingidas.
    Bruna D. Krindges nº: 5

    ResponderExcluir
  18. o homem vem devastando tudo no que ve pela frente!

    ResponderExcluir