22 de março de 2011

Erupções solares

Erupções solares podem causar vinte vezes mais danos que o furacão Katrina


Os anéis de fogo têm o poder de 100 bombas de hidrogênio, eles podem causar danos econômicos vinte vezes maior do que o furacão Katrina.
Especialistas se reuniram em Washington DC na semana passada para discutir como proteger a Terra das ferozes tempestades espaciais, que são esperados por volta de 2013.
A "conferência de espaço" contou com a participação de cientistas, políticos do governo e pesquisadores.
Richard Fisher, chefe da Divisão de Heliofísica da Nasa, explicou: "O Sol está acordando de um sono profundo e nos próximos anos, esperamos ver níveis muito mais elevados de atividade solar, entretanto o nosso sistema tecnológico tem desenvolvido uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares”.
A NASA está utilizando dezenas de satélites – incluindo o Solar Dynamics Observatory – para estudar a ameaça.

Este gráfico mostra como as chamas solares poderiam pôr em perigo a vida humana, por interferir com os sistemas de alta tecnologia, como satélites e redes de energia
O problema foi investigado em profundidade, há dois anos pela Academia Nacional das Ciências, em um relatório no qual descreveu os impactos sociais e econômicos de eventos em tempos severos do espaço. Ele observou como as pessoas do século 21 dependem de sistemas de alta tecnologia para o básico da vida cotidiana.
Redes inteligentes de energia, navegação GPS, viagens aéreas, serviços financeiros, de comunicações e de rádio podem ser afetadas pela intensa atividade solar. A maior parte do dano poderia ser minimizado se houvesse o conhecimento de datas em que as tempestades se aproximam.
Colocação de satélites em “modo seguro” e desligar os transformadores poderiam protegê-los de eventuais danos elétricos.
Ação preventiva, porém, exige previsão exata – um trabalho que tem sido atribuído à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
"A meteorologia espacial ainda está engatinhando, mas estamos fazendo progressos rápidos”, diz Thomas Bogdan, diretor da NOAA, do Centro de Previsão de Tempo Espacial, em Boulder, Colorado. Bogdan vê a colaboração entre a NASA e a NOAA como chave.
Fonte: minilua.com

32 comentários:

  1. É um dos fenômenos em que o homem não tem oq fazer, a não ser se prevenir o maximo possível.


    Bruno Birk M1

    ResponderExcluir
  2. O homem além de se preocupar com os problemas que causa na natureza da Terra também deve ficar atento as erupções solares. Com o avanço da tecnologia ficará muito mais fácil a prevenção desse problema. Mesmo assim isso nos prova que a vida na Terra está ficando cada vez mais difícil

    Guinter Goldschmidt M1

    ResponderExcluir
  3. O Sol é muito importante para as pessoas, pois possibilita a vida humana na Terra por ser a principal fonte de energia da Terra. Mas, também, agora nossa sobrevivência pode ser prejudicada por ele, pois estão ocorrendo erupçôes solares,impossiveis de prever quando irão ocorrer, que prejudicam as tecnologias tão necessárias e utilizadas na vida humana atualmente, As mudanças solares também irão prejudicar a vida no Planeta de modo direto, pois o Sol se tornará uma gigante vermelha o que fará a Terra ser engolida pelo Sol, ou, pelo menos, a água do planeta avaporará, exterminando qualquer tipo de vida terrestre. A " vida " do Sol está garantida por apenas mais cerca de 100 milhões de anos,bem como a vida no planeta,portanto precisamos agir logo, com o uso de tecnologias e estudos, para garantir a sobrevivência das gerações futuras.

    Camila Welter Brum

    ResponderExcluir
  4. O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. O Sol tem cerca de cinco bilhões de anos de idade e continuará brilhando como hoje por mais outros cinco bilhões. A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão são tão intensas que ocorrem reações nucleares. É composto primariamente de hidrogênio e hélio, com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio. A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera, explica o físico Henrique Fleming, da Universidade de São Paulo.
    O sol tem oito camadas, a primeira é a camada Coroa, a segunda é a Fotosfera, a terceira são as Correntes de Convecção, a quarta é a Zona de Radiação, a quinta é o Núcleo Central do Sol, a sexta são Raízes Escuras, a sétima são as Manchas Solares e a oitava é a Superfície de Textura Granular.
    (continua)

    ResponderExcluir
  5. (continuação) Não haveria vida na Terra sem o Sol porque ele é a nossa fonte de energia, sem ele o planeta iria congelar mais ou menos -9000ºC depois de alguns 100 anos por que não iria haver fonte de calor. Então as plantas não iriam fazer a fotossíntese para liberar o nosso ar e depois de algum tempo, a atmosfera da Terra iria desaparecer completamente. Com o tempo o sol apenas irá se expandir como um gigante vermelho e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca, e não explodir. Segundo os modelos de evolução estelar, daqui a cerca de 1,1 bilhões de anos o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, o que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera, e esse vapor gera o efeito estufa. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será cerca de 40% maior do que o atual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito estufa.
    Bruna D. Krindges nº:5

    ResponderExcluir
  6. O Sol

    O Sol é uma gigantesca esfera de gás em combustão. É a estrela mais próxima da Terra, a qual aproveita a sua energia para a preservação da vida. A fonte de sua capacidade de energia reside nas reações nucleares em seu núcleo. As temperaturas no núcleo solar chegam aproximadamente a 15 milhões de ºC. Os átomos de hidrogênio (gás principal) sofrem um processo de transformação da qual deriva o gás hélio. A ionosfera é composta de íons, plasma ionosférico, é, devido a sua composição, reflete ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.

    Camadas do Sol

    A fotosfera, com cerca de 330 km de espessura e temperatura de 5785 K, é a camada visível do Sol. A palavra vem do grego: photo = luz. Logo abaixo da fotosfera se localiza a zona convectiva, se estendendo por cerca de 15% do raio solar. Na zona convectiva o transporte de energia é pelo movimento das parcelas de gás (transporte mecânico). Abaixo dessa camada está a zona radiativa, onde a energia flui por radiação, isto é, não há movimento das parcelas de gás, só fótons. O núcleo, com temperatura de cerca de 15 milhões de graus Kelvin, é a região onde a energia é produzida, por reações termo-nucleares. A cromosfera é a camada da atmosfera solar logo acima da fotosfera. A palavra vem do grego: cromo = cor. Ela tem cor avermelhada e é visível durante os eclipses solares, logo antes e após a totalidade. Estende-se por 10 mil km acima da fotosfera e a temperatura cresce da base para o topo, tendo um valor médio de 15 mil K. Ainda acima da cromosfera se encontra a coroa, também visível durante os eclipses totais. A coroa se estende por cerca de dois raios solares.

    Temperatura do Sol

    A fotosfera, região visível do Sol, tem uma temperatura de 6.000°C (11.000°F).
    Na zona profunda do núcleo, a temperatura chega a 15.000.000° C (27.000.000° F) e a pressão (340 bilhões de vezes a do ar na Terra ao nível do mar) é tão intensa que ocorrem as reações nucleares.
    Nas manchas solares, depressões escuras na fotosfera, a temperatura média é 4.000°C (7.000°F).

    Fonte: http://www.solarviews.com/portug/sun.htm

    Sol, a estrela

    O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. O tamanho do Sol é obtido a partir de seu tamanho angular e da sua distância, tem cerca de 5 bilhões de anos e continuará brilhando como hoje por mais outros 5 bilhões. Ele é uma estrela amarela que passa a vida transformando hidrogênio em hélio. O Sol tem cerca de 1,4 milhões de quilômetros de diâmetro.
    O Sol aquece a Terra, evitando seu congelamento. Então, sem o Sol, o planeta viraria um eterna bola de gelo.
    No fim da sua vida, o Sol iniciará a fusão do hélio em elementos mais pesados e começará a inchar, crescendo tanto que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como gigante vermelha, irá subitamente colapsar numa anã branca -- o produto final de uma estrela como a nossa. Poderá ainda levar um trilhão de anos até arrefecer completamente.

    Fonte: http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/16112009.shtml


    Com essa pesquisa pudemos aprender coisas que nem imaginávamos sobre este grande astro que nos mantém vivos com seus raios. Ele nos mantém aquecidos, nos permite cultivar diversos alimentos e ainda a utilização de seus raios para a geração de energia. A cada dia nos surpreendemos mais com essa estrela vital para a nossa sobrevivência.


    Bruna L. M1

    ResponderExcluir
  7. SOL : O sol tem 8 camadas, a primeira é a camada Coroa. A segunda é a Fotosfera tem a espessura é de 400kl e a temperatura é 6.000°k. A terceira é Correntes de Convecção que dispensa a vadiação. A quarta é a Zona de Radiação. A quinta é o Núcleo Central do sol que faz a energia solar que a temperatura dele tem cerca de 13.000.000°k. A sesta é as Raízes Escuras. A sétima é as Manchas Solares. A oitava é a Superfície de Textura Granular.
    A fotosfera tem cerca de330 km de espessura. Logo abaixo da fotosfera se localiza a zona convectiva, se estendendo por cerca de 15% do raio solares. Abaixo da camada fica a zona radiativa, onde a energia flui por radiação. O núcleo com temperatura de aproximadamente de 10 milhões de graus, é a região onde a energia do sol é produzida, por causa de reação termonucleares. A cromosfera é a camada da atmosfera solar, logo acima da fotosfera. Ela tem cor avermelhada é visível quando acontece um eclipse solar. Entende-se por 10 mil km acima da fotosfera.
    A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio.

    Devido à incandescência, esses objetos tornam-se fontes de luz e sua cor depende diretamente da composição da luz que irradiam. Não é difícil analisar as cores de uma luz. Basta fazê-la passar por uma fenda delgada e atravessar um prisma de vidro. Com isso obtemos o espectro da luz.

    O Sol é uma estrela como muitas. Para nós é especial porque é o centro do nosso sistema planetário, o Sistema Solar. Mas não é o centro do mundo, sem Sol não haveria energia na Terra nem, portanto, qualquer forma de vida. Sem Sol simplesmente não existiríamos aqui. Não haveria Física e não haveria físicos.

    O sol não vai explodir! O sol irá se expandir como uma gigante “ bola” vermelha e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca. Segundo os modelos de evolução estelar, daqui a cerca de 1,1 bilhão de anos o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera. O problema é que o vapor de água causa o efeito estufa. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será cerca de 40% maior do que o atual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito estufa. Embora o Sol se torne uma gigante vermelha após terminar o hidrogênio no núcleo, ocorrerá perda de massa gradual do Sol, afastando a Terra do Sol até aproximadamente a órbita de Marte, mas exposta a uma temperatura de cerca de 1600 K (1327 C). Com a perda de massa que levará a transformação do Sol em uma anã branca, a Terra deverá ficar a aproximadamente 1,85 UA.

    Gostei de fazer a pesquisa porque é um assunto interessante.

    http://amora2009exatas.pbworks.com/w/page/12646631/O-sol-tem-camadas

    http://www.blogsilence.com/qual-temperatura-do-sol/


    http://www.zenite.nu/

    http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/viag/sol.html


    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061105133255AAfLLqr
    http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm

    Débora – M1

    ResponderExcluir
  8. Parte 1

    Camadas:
    A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
    A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol.
    A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera.
    A zona de convecção é a camada externa do Sol, que ocupa a região entre 0,7 raios solares do centro (200 000 km abaixo da superfície solar) até a superfície.
    O centro do Sol possui uma densidade de até 150 g/cm³,[39][40] 150 vezes a densidade da água na Terra, e uma temperatura de cerca de 13 600 000 K.
    Cor:
    A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera.
    Idade:
    O Sol tem cerca de cinco bilhões de anos de idade e continuará brilhando como hoje por mais outros cinco bilhões.

    Natália Klein, nª20, M1

    ResponderExcluir
  9. Parte 2

    Componentes:
    O Sol é composto primariamente dos elementos químicos hidrogênio e hélio; estes compõem 74,9% e 23,8%, respectivamente, da massa do Sol na fotosfera.
    O Sol é uma estrela magneticamente ativa, suportando um forte campo magnético, cujas condições mudam constantemente, variando de ano para ano e revertendo-se em direção aproximadamente a cada 11 anos, em torno do máximo solar.

    Natália Klein, nº20, M1

    ResponderExcluir
  10. O Sol:

    • O Sol é a estrela central do Sistema Solar, ele é uma esfera de plasma que se encontra em equilíbrio hidrostático entre as duas forças principais que agem em seu interior. Essas forças são as exercidas pela pressão termodinâmica, produzida pelas altas temperaturas.
    • O Sol é composto primariamente de hidrogênio e hélio, com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio. O núcleo, a zona de radiação, a zona de convecção, a fotosfera, a cromosfera, a coroa, as manchas solares, os grânulos e a proeminência solar, formam as camadas do Sol.
    • O Sol é o maior objeto do Sistema Solar e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Seriam necessárias 109 Terras para preencher o disco solar, e no seu interior poderiam caber mais de 1.3 milhões de Terras. A camada exterior visível do Sol é chamada fotosfera e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem um aspecto manchado devido às erupções turbulentas de energia na superfície.
    • A energia solar é criada na zona profunda do núcleo, lá a temperatura e pressão é tão intensa que ocorrem as reações nucleares. O núcleo solar atinge uma temperatura de 10 milhões de °C.
    • A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca. Mas o Sol muda de cor por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera.
    • Sem o Sol, a luz natural desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. Esse processo de congelamento da Terra ocorreria lentamente. Alguns cientistas afirmam que o Sol vá morrem daqui há 5 milhões de anos, de forma lenta e discreta.
    • Já a explosão do Sol é algo que os cientistas acreditam que nunca vá acontecer. O fato é que ele está em expansão (aumentando o seu tamanho) e começará a engolir todos os Planetas mais próximos.

    Nome: Josiane Mayer Perius
    M1

    ResponderExcluir
  11. O Sol
    Massa: 332 959 (Terra=1)
    Tamanho: 111 (Terra=1)
    Diâmetro (km):13900 000
    Temperatura: 6000 °C (suprf)
    Idade: 4,8 bilhões de anos

    Sol é a estrela mais próxima de nós. O Sol só é uma estrela por causa da grande quantidade de massa que ele tem, 332 959 vezes a massa da Terra,equivalendo a 1,989 1030 kg, com um raio de 695 500 km . Apesar de sua massa ser maior que a da Terra, sua gravidade na superfície é apenas 28 vezes maior que a gravidade da Terra. A temperatura na sua superfície é de cerca de 5770 K, e não é uma superfície sólida.Ele é constituído, principalmente dos gases hidrogênio e hélio. Camadas Externas (Fotosfera e pouco abaixo). A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores. O Sol terminará um dia mas não vai explodir. Nessa tempo pode ser que os ambitantes da Terra já tenham encontrado um ‘lar’ em outro lado do espaço. O sol não vai explodir! O sol irá se expandir como uma gigante vermelha e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca. Segundo os modelos de evolução estelar, daqui a cerca de 1,1 bilhão de anos o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera.Sem Sol não haveria energia na Terra portanto não haveria vida na Terra. Sem Solsimplesmente não existiríamos aqui.
    Andressa Welter

    ResponderExcluir
  12. O sol pode se tornar sim uma ameaça tão significativa para a nossa vida no planeta, o qual nos deve deixa em alerta e preocupados com os possíveis desastres causados, segundo cientistas as atividades solares serão devastadoras e assim eles analisaram que estão para acontecer nos próximos anos e concluíram que até 2013 essas atividades solares vão ser mesmo intensas, mas esses danos podem ser evitados com previsões antecipadas que garantiriam soluções de alguns problemas, mas vai depender muito de como vai ser os processos científicos.

    Thaísa Podgorski

    ResponderExcluir
  13. Sol:
    *Temperatura superficial de 5.778ºK;
    *A cor do Sol não é vermelha, nem amarela, é branca. O branco resulta das sete cores do arco íris;
    *4,8 bilhões de anos;
    *Componentes: Hidrogênio, hélio, nitrogênio, carbono, neon, ferro, silício, magnésio, enxofre, oxigênio, sendo os principais hidrogênio e hélio;
    *Camadas: núcleo, fotosfera, cromosfera e coroa;

    O sol não vai explodir, ele irá se expandir. Daqui cerca de 1,1 bilhão de anos o brilho do sol aumentará em cerca de 10%, o que causará elevação da temperatura da terra, aumentando o vapor de água na atmosfera.
    Sem o Sol não haveria energia na Terra nem, portanto, qualquer forma de vida.


    Gabriela Hartmann

    ResponderExcluir
  14. O Sol tem uma massa é 333.000 de vezes que a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. É uma estrela que se situa no centro do Sistema Solar. Tem cerca de cinco bilhões de anos de idade. A energia solar é gerada no núcleo do Sol. É composto primariamente de hidrogênio e hélio, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.
    * O sol tem oito camadas, a primeira é a camada Coroa, a segunda é a Fotosfera, a terceira são as Correntes de Convecção, a quarta é a Zona de Radiação, a quinta é o Núcleo Central do Sol, a sexta são Raízes Escuras, a sétima são as Manchas Solares e a oitava é a Superfície de Textura Granular.
    * Não haveria vida na Terra sem o sol porque ele é a nossa fonte de energia, dependemos dele para haver viva na Terra. Sem ele o planeta iria congelar por que não iria haver fonte de calor. Plantas não iriam realizar a fotossíntese para liberar o nosso ar e depois de algum tempo, a atmosfera da Terra iria desaparecer completamente. Daqui a cerca de 1,1 bilhões de anos o brilho do Sol aumentará, o que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera, e esse vapor gera o efeito estufa. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente.

    ResponderExcluir
  15. O Sol contém o núcleo, a fotosfera, as manchas solares, as chamas solares, a região de radiação, a região de convecção, a cromosfera e o corona.
    O sol tem aproximadamente em seu núcleo 15 milhões de ºC, é uma estrela que possui muitos gases, a sua cor é avermelhada e pode ser observadas nos eclipses solares, sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes, e a luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.
    O Sol existe a cerca de 4,5 bilhões de anos e pode ficar por mais 5 bilhões.
    A vida na terra seria totalmente impossível sem o sol; se o Sol fosse explodir iria acontecer uma grande quantidade de energia que iria acabar com toda a Terra e a população.

    ResponderExcluir
  16. Os tsunamis solares podem causar fortes impactos na tecnologia, e ainda provocar um impacto de longo prazo no regime climático da superfície terrestre.
    Essas erupções solares também podem causar vários danos para nós humanos, mas conforme alguns especialistas nada pode se fazer em curto prazo e a saída é tentar prevenir os efeitos de alguma maneira que ainda não foi encontrada.
    (Letícia Cichocki Iuhniseki - 16)

    ResponderExcluir
  17. Erupções solares são explosões na superfície do Sol. O sol apresenta uma temperatura de aproximadamente 6.000°C, se o sol explodisse? Alguns planetas do sistema iriam mergulhar no sol.E a vida, iria existir sem o sol ? Existem inúmeras formas de vida que não necessitam da radiação solar e nem do oxigênio produzido através da fotossintese das plantas e microaalgas. Normalmente esses organismos são bactérias que são considerados seres vivos, então, existira vida, não especificadamente a humana, mas haveria.
    'Então se queres continuar vivo, é melhor cuidar dessas consequencias negativas do sistema solar'

    ResponderExcluir
  18. Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético.
    O Sol é uma gigantesca esfera de gás em combustão. É a estrela mais próxima da Terra. Sua temperatura pode chegar a 15 milhões de ºC. Sem Sol não haveria energia na Terra nem, portanto, qualquer forma de vida. Sem Sol simplesmente não existiríamos aqui. Não haveria Física e não haveria físicos..
    O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos . Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal ; Luan

    ResponderExcluir
  19. Sol :
    - Componentes: É composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.
    - Temperatura:
    temperatura da superfície: 5778K
    temperatura da coroa solar: 5×106K
    temperatura do núcleo: 15,7 × 106 K
    - Cor: A cor varia...
    - Idade: O Sol aparentemente está ativo por 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos
    - Existiria vida na Terra sem o Sol ? Não! Por que o Sol é a nossa fonte de energia, sem ele, o planeta iria congelar, mais ou menos -9000Cº depois de alguns 100 anos por que não iria haver fonte de calor. E mesmo assim, as plantas não iriam fazer a fotossíntese para liberar o nosso ar, então, depois de algum tempo, a atmosfera da terra iria desaparecer completamente, e não iriamos ter oxigênio para respirarmos.
    - Se o Sol explodir, oque iria acontecer ? O sol não vai explodir! O sol irá se expandir como uma gigante vermelha e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca. Segundo os modelos de evolução estelar, daqui a cerca de 1,1 bilhão de anos o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera. O problema é que o vapor de água causa o efeito estufa. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será cerca de 40% maior do que o atual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito estufa. Embora o Sol se torne uma gigante vermelha após terminar o hidrogênio no núcleo, ocorrerá perda de massa gradual do Sol, afastando a Terra do Sol até aproximadamente a órbita de Marte, mas exposta a uma temperatura de cerca de 1600 K (1327 C). Com a perda de massa que levará a transformação do Sol em uma anã branca, a Terra deverá ficar a aproximadamente 1,85 UA.

    Alesson Thomas - M1

    ResponderExcluir
  20. Sol: O sol não vai explodir! O sol irá se expandir como uma gigante vermelha e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca. Segundo os modelos de evolução estelar, daqui a cerca de 1,1 bilhão de anos o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera. O problema é que o vapor de água causa o efeito estufa. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será cerca de 40% maior do que o atual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito estufa. Embora o Sol se torne uma gigante vermelha após terminar o hidrogênio no núcleo, ocorrerá perda de massa gradual do Sol, afastando a Terra do Sol até aproximadamente a órbita de Marte, mas exposta a uma temperatura de cerca de 1600 K (1327 C). Com a perda de massa que levará a transformação do Sol em uma anã branca, a Terra deverá ficar a aproximadamente 1,85 UA.
    o sol vai acabar: com certeza nao... o sol eh nossa fonte de energia!!! o sol eh responsavel por grande parte do ciclo de vida humano, vegetal... fauna,flora.... tudo isso precisa da presenca do sol para a sobrevivencia!!!! ex: as plantas precisam do sol para realizar a fotossintese... e tbm, sem o sol... iriamos morrer no breu.. sem aquecimento nenhum!
    CaracteristicasO Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reações termo-nucleares. O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como meros pontos de luz. Apesar de parecer tão grande e brilhante (seu brilho aparente é 200 bilhões de vezes maior do que o de Sírius, a estrela mais brilhante do céu noturno), na verdade o Sol é uma estrela bastante comum.Tão logo foi conhecida a distância do Sol, em 1673, por Jean Richer (1630-1696) e Giovanni Domenico Cassini (1625-1712) que determinaram a distância (paralaxe) de Marte e com esta estimaram a unidade astronômica como 140 milhões de km (cerca de 150 milhões de km é o valor atual), foi possível determinar a sua luminosidade, que é a potência que ele produz. As medidas mostram que cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência (energia/segundo) de cerca de 1400 watts [James Watt (1736-1819)], ou seja, a potência de 14 lâmpadas de 100 watts/m2.

    ResponderExcluir
  21. segnda parte-O valor mais preciso da constante solar é 1367,5 W/m2, e varia 0,3% durante o ciclo solar de 11 anos. Multiplicando-se essa potência recebida na Terra pela área da esfera compreendida pela órbita da Terra em torno do Sol, determina-se a luminosidade do Sol em 3,9×1026 watts = 3,9×1033 ergs/s. Em 30 de outubro de 2003 ocorreu uma tempestade geomagnética de categoria máxima, que durou 24 horas, vinda de um flare que ocorreu em 28 de outubro de 2003. A ejeção coronal de massa que atingiu a Terra viajou com velocidades acima de 8 milhões km/h. Em 4 de novembro de 2003 ocorreu o maior flare solar já registrado.
    Sabemos que o Sol é constituído principalmente por hidrogénio e hélio, os dois elementos químicos mais leves, porque analisamos a luz solar com um prisma de vidro e, na luz decomposta (ou espectro), encontramos sinais característicos desses dois elementos. Com efeito, o Sol emite energia porque transforma núcleos de hidrogénio em núcleos de hélio. O elemento hélio é muito raro na Terra e foi pela primeira vez descoberto no espectro solar (hélio significa Sol em grego e agora já podemos entender a palavra “heliocêntrico”). As outras estrelas também são essencialmente “bolas” de hidrogénio e hélio.
    As estrelas maiores e mais velhas têm outros elementos além de hidrogénio e hélio, por exemplo carbono. Elas explodem no fim da sua vida, enviando a sua matéria para o espaço (são chamadas supernovas). As moléculas que constituem os organismos vivos na Terra são formadas por átomos que se espalharam na explosão de uma supernova, anterior ao  Sol. O Sol terminará um dia mas não vai explodir. Nessa altura pode ser que os habitantes do planeta Terra  tenham encontrado um “lar” noutro lado do espaço…

    Terra nem, portanto,  qualquer forma de vida. Sem Sol simplesmente não existiríamos aqui. Não haveria Física e não haveria físicos...

    venati M1

    ResponderExcluir
  22. Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seucampo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). O Sollibera porções de energia eletromagnética quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, acima das manchas solares, explode, produzindo um forte pulso de radiação que abrange espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X eraios gama.
    Os gases emergem da superfície e são lançados na coroa solar, onde atingem temperaturas de mais de 1,5 milhão de graus centígrados, formando arcos chamados anéis coronais, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas. Depois, esfriam e voltam a se chocar com o Sol a uma velocidade próxima a 100 quilômetros por segundo.

    ResponderExcluir
  23. As ejeções de massa coronal, que são partículas de altas energias, lançadas no espaço interplanetário podem transportar 10 bilhões de toneladas de gás eletrizado e superam a velocidades de um milhão de quilômetros por hora. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta desvia a maior parte da radiação, mas uma parte pode chegar à atmosfera superior, causando as tempestades geomagnéticas. As erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios X no intervalo de comprimento de onda que vai de 1 a 8 Ångstroms.

    Parte 2

    ResponderExcluir
  24. Existem três categorias de "erupções":
     Erupções classe X: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
     Erupções classe M: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
     Erupções classe C: são pequenas erupções e não afetam o planeta.

    Parte 3

    ResponderExcluir
  25. Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). partículas de altas energias, lançadas no espaço interplanetário podem transportar 10 bilhões de toneladas de gás eletrizado e superam a velocidades de um milhão de quilômetros por hora. Quando atingem a Terra, a magnetosfera do planeta desvia a maior parte da radiação, mas uma parte pode chegar à atmosfera superior, causando as tempestades geomagnéticas. Por isso pode por em risco muita coisa aqui na Terra

    ResponderExcluir
  26. Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). O Sol libera porções de energia eletromagnética quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, acima das manchas solares, explode, produzindo um forte pulso de radiação que abrange espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X e raios gama.
    Rarisson Nº:22

    ResponderExcluir
  27. As explosões solares estão associadas à manchas que se manifestam na superfície solar. Elas resultam de campos magnéticos torcidos que atravessam o corpo esférico do Sol e podem ser observadas em hemisférios opostos dessa estrela. Essas linhas magnéticas, segundo físicos solares, inibem a ascensão de energia do interior do Sol até sua superfície e daí para o Sistema Solar.Quando uma explosão solar é repentinamente liberada, geralmente acima das manchas solares, devido a uma grande quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, dizemos que ocorreu um flare ou rajada solar. As rajadas solares produzem uma enorme emissão de radiação que se espalha por todo o espectro eletromagnético. Como consequência, enormes bolhas de gases ionizados com até 10 bilhões de toneladas lançam no espaço partículas com velocidades que superam a um milhão de quilômetros por hora, fenômeno conhecido como ejeção de massa coronal (CMEs – sigla em inglês).Uma CME pode demorar até quatro dias para atingir a Terra, possibilitando que medidas sejam tomadas para a proteção de nossos sistemas.Rarisson Nº22

    ResponderExcluir
  28. O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
    A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares.

    http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm

    Lucas Eduardo Schein Pies

    ResponderExcluir
  29. congelar mais ou menos -9000Cº depois de alguns 100 anos por que não iria haver fonte de calor. E mesmo assim, as plantas não iriam fazer a fotossíntese para liberar o nosso ar, então, depois de algum tempo, a atmosfera da terra iria desaparecer completamente, e iríamos respirar o quê?E se o Sol explodisse? Depende do tipo dessa explosão, mas no final estaríamos mortos de qualquer forma.

    Se fosse uma explosão natural, supondo que o Sol tivesse massa suficiente para se tornar uma supernova, seríamos incinerados pela tremenda energia gerada pela explosão antes mesmo que qualquer partícula do Sol chegue até nós. De início a Terra não sairia da sua órbita, pois toda a matéria do Sol ainda estaria na parte interna da nossa órbita, mas em questão de algumas horas ou dias essa matéria nos atingiria e sofreríamos (digo, a Terra sofreria, pois já estaríamos mortos) uma erosão que arrancaria a atmosfera, os oceanos e as camadas da superfície do solo.

    O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
    A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7 porcento menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.
    A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentos brilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.
    A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se extende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais.
    O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca - o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.


    Bárbara Raquel Wilhelm M1
    continua...

    ResponderExcluir
  30. O sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. Atualmente sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões , 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros. As temperaturas no núcleo solar chegam aproximadamente a 15 milhões de °C. A fonte de sua capacidade de energia reside nas reações nucleares em seu núcleo. A luz solar não é amarela nem vermelha, é branca por causa da atmosfera. O sol tem idade de aproximadamente 4,6 bilhões de anos. O sol não vai explodir e também não existiria vida na terra sem o sol.
    Mateus Thomas

    ResponderExcluir
  31. O Sol é muito importante para as pessoas, pois possibilita a vida humana na Terra por ser a principal fonte de energia da Terra.O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. O Sol tem cerca de cinco bilhões de anos de idade e continuará brilhando como hoje por mais outros cinco bilhões. A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão são tão intensas que ocorrem reações nucleares. É composto primariamente de hidrogênio e hélio, com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.
    O sol tem oito camadas, a primeira é a camada Coroa, a segunda é a Fotosfera, a terceira são as Correntes de Convecção, a quarta é a Zona de Radiação, a quinta é o Núcleo Central do Sol, a sexta são Raízes Escuras, a sétima são as Manchas Solares e a oitava é a Superfície de Textura Granular.
    As cor é branca, apesar de ser vista no céu terrestre como amarela. O sol não vai explodir! O sol irá se expandir como uma gigante “ bola” vermelha e depois se contrair tornando-se uma estrela anã branca. E sem ele não haverá mais vida na Terra

    ResponderExcluir
  32. Amadeu

    O Sól possui uma massa de 333.000 vezes a da Terra e um volume de 1.400.000 vezes. O Sol tem cerca de cinco bilhões de anos de idade. A energia solar é gerada no núcleo do Sol que possui a temperatura de 15.000.000° C e a pressão é tão intensas que ocorrem reações nucleares.
    Ele é composto primariamente de hidrogênio e hélio, e outros elementos, como ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.
    O sol tem oito camadas, a primeira é a camada Coroa, a segunda é a Fotosfera, a terceira são as Correntes de Convecção, a quarta é a Zona de Radiação, a quinta é o Núcleo Central do Sol, a sexta são Raízes Escuras, a sétima são as Manchas Solares e a oitava é a Superfície de Textura Granular.
    Daqui a cerca de 1,1 bilhões de anos, segundo os modelos de evolução estelar, o brilho do Sol aumentará em cerca de 10%, o que causará a elevação da temperatura aqui na Terra, aumentando o vapor de água na atmosfera. Daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será cerca de 40% maior do que o atual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito estufa.
    Mas sem o sol não haveria vida na Terra ,pois ele é a nossa fonte de energia, sem ele o planeta iria congelar mais ou menos -9000ºC depois de 100 anos.

    ResponderExcluir